quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Caminhos de Santiago 2012

Carnaval 2012
Eu e os meus 2 compinchas, o Carlos (Lota) e o Lopes (Lopeky) resolvemos fazer o Camiño Português de Santiago (o central), mas com as biclas de estrada. Com a saída prevista para Sábado, 18 de Fevereiro, bem cedo, surge o primeiro imprevisto, marcaram-me encontro de Desporto Escolar para essa manha e em Rates. Ficou a saída adiada para o final da manha, mas que foi inicio da tarde (13h). Marcado o encontro na bomba da Repsol da Maia, reuniu-se então ot rio Odemira... Partimos e lá fomos seguindo as setas amarelas, passamos por estradas que não conhecemos, mas que se revelaram uma bela surpresa, acima de tudo pelo pouco fluxo automóvel.
Paramos para a foto na ponte romana do Ave onde nos deslumbramos com a paisagem. Montamos nas "burras" e fizemo-nos ao caminho... Uma subidinha para aquecer e siga até Rates, onde supostamente deveríamos carimbar a credencial do peregrino. Mas como não estava lá ninguém, assim como no albergue, rumamos a Barcelos onde "almoçamos". Após uma ligeira refeição seguimos até Ponte de Lima. Passamos no albergue para carimbar a credencial e pedir informações para irmos para Rubiães, (houve também quem perguntasse se o albergue tinha cobertores... mas não tinha!!!), visto não termos as setinhas a indicar o caminho.  Sim, isto de vir por estrada tem muito que se lhe diga, certas alturas ficamos sem indicações e é seguir o instinto... ou não!!! Lá nos deram as indicações e voltamos ao caminho, mas o errado... Voltamos à ponte sobre o Lima e perguntamos a uns locais, que ainda nos baralharam mais. Como já estava a ficar tarde resolvemos ficar a dormir mesmo em Pte de Lima. Voltamos ao Albergue para tomar um banho bem
quente e deixarmos as nossas coisas, mas havia um problema, não tínhamos saco-cama... Liguei para o meu Tio Carlos, que lá nos emprestou um saco-cama e umas mantinhas para a malta se aquecer. Pedimos também uma dica para jantar e de preferência bem... La os indicou o Katequero, onde embrulhamos uma bela francesinha para retemperar as forças. Depois do jantar siga para o ninho que amanha esperam-nos 150km até Santiago...
Já foste...
                                                2º dia
Alvorada às 6h30... mais cedo um pouco devido ao barulho dos "vizinhos" e às 7h estávamos à procura de um café para tomar o pequeno almoço com um frio de rachar. O único aberto era o café central... Entramos e rapidamente tomamos o pequeno-almoço para nos fazermos à estrada... Subidinha para Rubiães, nada melhor para aquecer. Cada um no seu ritmo lá fomos subindo pedalada a pedalada. O ritmo estava
bom e até tempo havia uns telefonemas. Chegados ao Albergue de Rubiães depois de uma descida gelada, lá colocamos mais um carimbo na credencial. Siga para Valença com mais uma subidinha seguida de uma descida louca, onde o Lota ia "limpando" um carro tal era a velocidade que ía... Com o susto paramos e tomamos um cafezinho rápido para aquecer, estavamos já a 8km de Valença. Chegados a Valença ultima paragem em Portugal para um café e um doce :)

Retomamos a viagem e passamos para Norte do rio Lima, entravamos em Espanha, mais precisamente em Tui. Voltamos-nos a perder, pois as setas indicavam um caminho de terra e para nós era impossível, e quando demos por ela estávamos na direção errada e já tínhamos feito uma dura subida... Volta para trás e lá nos encarreiramos novamente no caminho certo.
Tui
Paragem em Pontevedra
Saída de Pontevedra
Lá seguimos o caminho, e a chegar a Porriño a primeira baixa, o Lota ficava pelo caminho. Faltavam ainda 90km e estava eu e o Lopeky. Deixamos a mochila no carro, pois a Dulce apanhou-nos e fez-nos apoio (moral). Com um ritmo mais elevado lá fomos até Pontevedra, onde almoçamos num cafezito que por lá havia. 1hora depois voltávamos ao caminho e cada vez custava mais, estes últimos 56 km em estrada são muito duros, com várias subidas e as estradas são de loucos, com bastantes carros. A faltarem 15 km para o fim paramos numa fonte e arranjamos mais um parceiro para terminar a derradeira etapa, um ciclista local que nos ia dizendo o que por aí vinha... subida atrás de subida, mas que com o aproximar do termino já não custava tanto. Findas as subidas, heis que estamos a uns metros da Catedral, lá fomos passando pelas ruas estreitas que a circundam e lá demos de caras com a magnifica catedral de Santiago de Compostela... Está feito, valeu pelo esforço e um dia cá voltaremos... Foto da praxe e fomos à oficina do peregrino para encerrar oficialmente a nossa jornada. Depois de tomar um belíssimo banho quente e de descansarmos uma horita, fomos jantar... e que jantar!!! Para finalizar demos uma volta pela cidade e dormir, amanha voltamos para a terrinha...

Grande peregrinação com 2 grandes amigos... Obrigado!!!