terça-feira, 25 de outubro de 2022

Aventura do Grupetto nos Pirinéus

Pirinéus - Junho 2022

Dia 1

Maia - Viseu - Biarritz - Lourdes - Cauterets (muitos km e muitas horas)

De volta à escrita passados uns anos... Este ano, em junho, vivi uma grande aventura velocipédica com uns amigos. Num jantar com o grupo, resolvemos rumar aos Pirinéus para pedalar nas mais míticas montanhas do Tour. Com a pandemia pelo meio, este projeto ficou adormecido, mas passada a fase critica da pandemia, resolvi apresentar novamente a ideia num jantar com a malta do pedal, AKA Grupetto 2022. Neste jantar consegui convencer mais 6 almas a partilhar esta aventura comigo. Rapidamente foi marcado o alojamento, não vá a malta desistir, em Cauterets um local de fácil acesso 😁😁 e que fica relativamente perto de todas as subidas que planeamos fazer. A viagem lá se foi organizando sem muitos percalços, até que 2 meses antes tive uma queda, por sorte sem grande gravidade, 3 semanas antes o Pedro Cordeiro apanhou Covid, na semana seguinte "moi mêmê" com Covid e a 1 semana de partirmos fica infetado o Lopeky AKA "Superman" Lopes. Para agravar o quadro, a notícia de que o nosso Ricardo não poderia viajar com a malta por motivos familiares, mas ele mexeu-se bem e arranjou rapidamente forma de ir ter connosco no dia seguinte.

Chegado o dia da partida, o meu despertador não toca e tenho o João à porta de minha casa, qual "sem abrigo", fartinho de me ligar e... NADA. 30 mensagens depois, toca a campainha para acordar a prima Donna. Recolhidos todos os atletas, iniciou-se uma longa viagem. Paragem para umas fotos e uns morfes em Biarritz. Em Lourdes paramos para jantar e como atletas que somos  fomos ao McDonald´s (não havia mais nada aberto às 21h). Após o jantar o destino era Cauterets. Aqui fizemos o reconhecimento da estrada que dava para o nosso alojamento, uma bela subida (quase rolante) 😂 até surgirem 4 ou 5 cotovelos com pendentes perto dos 2 dígitos e aí o João põe as mãos à cabeça e diz-me: "- ACHAS QUE CONSIGO FAZER ISTO????"... Risota geral, a noção de subida difere de uns para os outros.😁

Dia 2

Cauterets - Col d´Hautacam - Col du Tramassel - Cauterets --> (65.8km; 1674 D+)

Alvorada por volta das 8h, seguida de pequeno-almoço e às 9h30 estávamos a arrancar para o primeiro dia desta aventura. Resolvemos sair desde o alojamento até Argéls-Gazost, foram cerca de 9km de descida e depois de mais uns 3 ou 4km estávamos à entrada do mítico Hautacam. Os primeiros kms foram "meigos" mas depois a subida fica mais exigente. Cada um seguiu ao seu ritmo, com o Lopes e o Tó a destacarem-se lá na frente (máquinas), seguidos da surpresa desta viagem, o João que se portou muito bem mostrando-se com algum à vontade nas subidas. O "miolo" da subida é o que mais custa, 4km entre os 10% e os 11%, acompanhados de algum calor não e para terminar em grande, os últimos cotovelos, que de alguma forma até ajudaram pela beleza da paisagem e porque nos conseguíamos ver nas diferentes fases da subida. Chegados ao topo, fomos desafiados pelas 2 máquinas a fazermos mais 1,2km de subida, onde culminava o Col du Tramassel. Apesar da minha hesitação, lá fomos e valeu muito a pena pelas paisagens deslumbrantes no topo.

Após uns bons minutos de relax e de saborear toda aquela beleza, descemos a toda a velocidade e paramos para almoçar em Argeles-Gazost, onde sobressaiu o nosso Francês aquando dos pedidos 😁. Bem ou mal, lá nos desenrascamos e ganhamos força para a ultima subida do dia, Cauterets, o regresso ao nosso alojamento, feito debaixo de um calor tórrido. De carrinha, a subida não parecia nada fácil, mas de bicicleta e com o calor, veio a concluir-se que aquela seria a primeira e ultima vez a fazê-la. Muita dureza e aqueles "cotovelos" com pendentes acima dos 10% deitam abaixo a moral de qualquer um. Chegamos ao destino e depois do banho tomado, ainda deu para passear pelas ruas e parar numa esplanada. Terminamos o dia, com o atendimento na esplanada feito por um Tuga. Estamos em todo o lado...

Dia 3

Argeles-Gazost - Col de Borderes - Col du Soulor - Col d'Aubisque - Argeles-Gazost (90,5km 1849D+)

Neste dia a alvorada foi mais cedo, saímos do alojamento às 7h50, pois o dia prometia ser muito quente e duro. Iniciamos a descida de bike para Argeles-Gazost e desta vez deixamos lá a carrinha (e o meu PC) pois tinha agendada uma reunião e no plano inicial estava prevista a chegada a horas. De Argeles iniciamos a subida, mas optamos por ir por Saint Savin que tem vistas fantásticas, para fazer o Col de Borderes, que tem 12,6km com pendente média de 6,2%. Comparado com o Hautacam é relativamente mais fácil, tirando os últimos 2km que são bastante duros. Seguiu-se uma descida perigosa até Arrens e é aí que começa a doer... inicio do Soulor (7,3km a 8,1%) durinho qb, mas atenuado com paisagens magnificas, breve paragem no topo para apreciar a paisagem e siga viagem para o Aubisque (7,2km a 5,2%). Estrada divinal com paisagens de cortar o fôlego, quanto à dureza, não tão duro quanto o Soulor, mas com as 2 subidas seguidas são 19,6km a 6,2%, que já dá uma bela dor de pernas. Para piorar a situação a hora da reunião aproximava-se e nós no cimo do Aubisque 😵

Paramos num café/restaurante para o almoço e somos atendidos por um outro tuga. Após o almoço, o Lopes e o Tó regressaram e os restantes estiveram 2h30 à espera que a minha reunião terminasse 🙏. Terminada a reunião, regressamos a Argeles-Gazost-Gazost, primeiro numa descida eletrizante até Arrens, seguindo-se uma descida mais "pedalável" que eu o António e o Pedro fizemos sempre no "red line", a desfrutar cada metro daquela descida. Chegados a Argeles-Gazost, apanhamos a carrinha e rumamos a Cauterets, mas não sem antes pararmos no Carrefour de Montanha para as compras do jantar. Para terminar o dia uma deliciosa lasanha feita pelo João. Digna de estrela Michelin!!!

Dia 4

Argeles-Gazost- Tourmalet - Lourdes - Argeles-Gazost (111,5km 1894 D+)

Chegou o dia de subirmos ao GIGANTE Tourmalet... Com temperaturas previstas a rondar os 40ºC saímos por volta das 7h30, fazendo mais uma vez a descida de Cauterets a Argeles-Gazost. Aí deixamos novamente a carrinha e de seguida, rumamos a Luz-Saint-Sauver, onde nos deparamos com o km zero do Tourmalet (18,6km a 7,6% de pendente média). Iniciamos a subida, nas calmas, todos juntos e com o passar dos kms fomo-nos separando, cada um no seu ritmo, pois a subida era longa. Voltamos a reagrupar em Bareges, onde descansamos um pouco e retomamos o caminho. Optamos por fazer a subida antiga (via Laurent Fignon), que é mais tranquila, pois é só para bicicletas, mas o piso está em mau estado. Tem vistas maravilhosas sobre a nova estrada que se encruzilha nos últimos 4km. Com o Grupetto espalhado pela subida fora, surgem nos últimos 2km, que são os mais duros da subida, pendentes médias de 9% e os últimos 300 metros, foram um suplicio, pensei algumas vezes em pegar na bicicleta à mão, mas lá consegui chegar. À minha espera, já lá estava o trio (Lopes, Tó e Pedro). É uma sensação de conquista incrível, com a malta a chegar a conta gotas, é brutal ver a alegria da conquista em cada um de nós após muitas horas de sofrimento montanha acima. Após uma paragem para contemplar, beber uma coca-cola (ou uma jola) e desfrutar desta experiência, vem a parte mais fácil, a descida... Se no topo já estava calor, quando passamos a estância de La Mongie levamos com um "bafo" de calor incrível, no final da descida, em Campan chegamos a apanhar 42ºC, que fez com que tomássemos a decisão de não ir fazer o Col D'Aspin 😢. Almoçamos uma pizza em Campan e fizemos o vale que nos levou até Lourdes onde as temperaturas chegavam aos 45ºC 🔥, assim que apanhamos uma ribeira, fomo-nos refrescar. Chegados a Lourdes paramos num cafezinho, onde mais uma vez fomos atendidos por um jovem tuga, para retemperar as forças, fizemos uma breve visita à cidade e regressamos pela ciclovia, mas não sem antes darmos um belo mergulho no riacho, para arrefecer o motor. Retomamos a viagem a ritmo TGV até Argeles-Gazost onde tínhamos deixado a carrinha e antes de chegarmos ao alojamento, nova paragem no Carrefour de Montanha para as compras para o jantar. Mais uma vez o chef João ao serviço, foi um belo jantar e bem regado, na nossa despedida desta grande aventura.

Cauterets - San Sebastian - Viseu - Maia

Regresso lento e pesaroso à realidade, foi uma viagem sem percalços, mas bastante custosa, fica a sensação que não foram dias suficientes para o que gostaríamos de ter feito, mas quem sabe não iremos regressar...

Para veres o video, clica aqui