terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Trail de Sta Luzia

Domingo, 10 de Fevereiro
 Mais uma prova realizada, desta vez em Viana do Castelo debaixo de vento, chuva e frio. Mas não foram as más condições meteorológicas que afastaram a malta de participar, pois apesar de tudo estavam todos muito animados. Deu-se o tiro de partida às 9h e lá fomos rumo às montanhas. Desta vez fui acompanhado pelos companheiros Lota e Carlos Pereira, este ultimo um sexagenário cheio de força e de vontade de correr, um exemplo para muitos. 
 No final da primeira subida separamo-nos pois o ritmo de corrida é diferente. Foi uma prova bem mais tranquila que a dos Abutres, mas também com umas subidas de respeito. Fui convivendo com muita gente e realmente no trail vive-se um ambiente de camaradagem e entre ajuda fantástico. Foram 3h40 bem passadas quase sempre debaixo de chuva e com umas quedas pelo meio, mas valeu a pena todo o esforço.
A próxima será a Maratona de Barcelona, até lá...
Bons treinos...

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Ultra Trail dos Abutres

Sábado 26 de Janeiro de 2013

Rico dia para levar um empeno... Depois da noite passada em Ílhavo, na casa da irmã do meu grande amigo Tó, o dia começou com a alvorada às 6h da manhã, fizemos os últimos preparativos, verificamos o material e depois do pequeno almoço rumamos a Miranda do Corvo. 1h30 depois lá chegamos e fomos ao encontro dos restantes elementos da equipa Nél-pédatleta. Foram-nos entregues o dorsal e a caneca que iria ser utilizada nos abastecimentos e que foi fornecida pela organização, excelente ideia...
8h30 foi dado o tiro de partida!! Primeiros km "a partir" até chegar o primeiro "single track", passagem pelo parque Biológico onde deu para ver os animaizinhos pelo canto do olho e travessias por pontes bem escorregadias, ainda vi um senhor a estatelar-se numa dessas pontes. Juntei-me a um grupo e entramos em caminhos com bastante lama, cheguei a ficar enterrado até ao joelho. Muita lama, sempre perto de ribeiros e a dureza das subidas já se adivinhava, encostei-me a um companheiro com os seus 50 e poucos anos, com muita experiência no trail, com bom andamento e deixei-me ir com ele até ao primeiro abastecimento... Chegados lá e de caneca na mão, pronto para encher o depósito, não me demorei muito, mas quando dei por ela o meu companheiro já se tinha ido embora :) afinal não fui muito rápido... Arranquei e deparei-me com a primeira subida, bem durinha... entre corrida e caminhada lá foram passando os kms e os abastecimentos com belas paisagens para desfrutar quando o nevoeiro se dissipava... Subidas muito técnicas e duras e descidas loucas agarrado a cordas e com as pernas a arder. Nas descidas só queria subir e nas subidas só queria descer... Chegamos a descer um corta-fogo de loucos, que só o consegui fazer de lado, pois as pernas já iam bem doridas, e vi um senhor a passar por mim que nem vi a cor da T-shirt tal era a velocidade, segui-se uma subida também ela bem ingreme e a meio dessa subida estava esse senhor sentado no chão agarrado às pernas... mais vale ir devagar :)
Durante a prova fui acompanhando diferentes grupos, mas como nos abastecimentos era mais rápido houve momentos em que andei sozinho. Depois do abastecimento dos 24km seguiu-se uma subida "maluca", bastante técnica (quase escalada), mas de uma beleza rara, com cascatas e sempre acompanhada por um ribeiro, subida essa que culminava nas eólicas. Fui alcançando alguns atletas e fui passando por eles, que mais tarde me apanharam na descida... Maldita!!!
Descida de downhill, que foi uma loucura, acho que nem de bike a fazia, tal era o estado em que me encontrava. Seguiu-se um single track maravilhoso entre árvores, onde esqueci as dores e fui sempre a correr atrás de umas "lebres", até nova entrada junto a um ribeiro, mais uma tareia a descer e chegamos ao abastecimento dos 34km e que afinal era nos 38km... Na conversa lá iam dizendo para nos animarmos que estávamos a chegar, até que eu disse, "só faltam 7km!!!" Mentira... faltavam 10km e aí fui-me um pouco abaixo, mas com o passar dos kms e com a chegada à vista lá me fui animando e acertei o meu ritmo. Tal era o animo, que nem parei no abastecimento dos 40 e qualquer coisa. Quase no final passamos num sitio muito manhoso com um rego de água de cimento em que tínhamos que andar constantemente de um lado para o outro, até que, de tão furioso, comecei a correr dentro do rego. Terminada essa parte vi um elemento da organização e ele disse-me que "SÓ FALTAM 2 KM!!!" Acho que o insultei e fui-me novamente abaixo... e eu a pensar que já estava a acabar... Seguiram-se 2 km penosos em estrada, pois ia a lutar contra mim, até que vi o arco da meta e para variar, estava situado num alto... "Belo!!!" pensei eu, agora é que fico agarrado ás pernas e morro na praia. Mas não, lá se fez a subida devagar e só faltavam 200 mts para a meta.
Finalmente e depois de 8h cheguei ao final, com uma receção maravilhosa dos meus amigos Tó e Olimpio que me deram ânimo e coragem para continuar nestas lutas. Eles sim umas grandes máquinas... Sem esquecer que a equipa NÉL-PEDATLETA ficou em 1º lugar por equipas, grandes Nelinhos!!!!
Venha a próxima... e que já é dia 10 de Fevereiro em Viana do Castelo (33km).
Segue-se a Maratona de Barcelona (17 Março) e o Oh Meu Deus (50km) na Serra da Estrela... E mais aventuras virão...
"Keep in touch"